domingo, 1 de maio de 2011

1ª Aula de Projecto

A aula foi iniciada com conselhos dados pelos professores, que tiveram como objectivo ajudar-nos a melhorar as graduações obtidas no período passado. Após estes conselhos, dentre os quais estavam o de desenhar todas as ideias que nos viessem à cabeça e que após termos escolhido uma para finalizar, a desenvolvêssemos, mantendo o diário de projecto actualizado diariamente, o professor informou-nos de uma alteração na apresentação dos referenciais e da pesquisa, sendo que não poderíamos imprimir as imagens que encontrássemos durante a nossa busca, mas sim que as tínhamos de reproduzir pela nossa mão, desta forma envolvendo-nos com a imagem escolhida e aumentando o nosso trabalho artístico.

Depois desta introdução, a aula foi interrompida para dar lugar a uma acção formativa cujo objectivo era a orientação para as nossas escolhas de curso que teremos de efectuar daqui a um mês. A minha indecisão dá-se entre os cursos de Design de Comunicação – Design Gráfico e Audiovisuais – Multimédia.

Fomos aconselhados a ir ver as galerias dos alunos presentes no site da escola para termos uma melhor noção dos trabalhos desenvolvidos nas diferentes áreas que a escola oferece.

Após o intervalo, recomeçamos a aula com a apresentação de um powerpoint que continha informações sobre a tecnologia que estamos agora a tratar, Design de Produto – Equipamentos, dando-nos informações sobre a origem do design de produto, no séc. XIX com a revolução industrial, mas o aparecimento foi deveras fraco, pois as máquinas não conseguiam reproduzir os pormenores que lhes eram exigidos.

Seguidamente foi-nos dito que o estado natural sempre serviu de inspiração para o Homem criar produtos, adaptando o que via as suas necessidades criando utensílios diversos.

Foi-nos dito então que os três domínios do uso e aplicação do design de produtos: o mobiliário; o equipamento urbano; os produtos. O mobiliário, tal como o nome especifica, trata dos móveis e tem uma função muito estética e prática. O equipamento urbano visa todos os objectos que tem como função interagir com o mundo urbano, e tal como o mobiliário tem funções estéticas e práticas. Os produtos tem para alem das duas funções apresentadas acima também uma função simbólica, definindo o nosso carácter através destes pois os exibimos e os escolhemos de acordo com gostos pessoais e intransmissíveis.

Em seguida visionamos vários slides que continham imagens com exemplos de produtos, mobiliário e equipamento urbano, sendo que a maioria foram reconhecidos por mim e pelos meus colegas pois apesar da sua idade de criação, encaixam-se na “moda” actual, tanto que o professor referiu uma frase de alguém cujo nome não apontei e que dizia: “Um bom objecto de Design é intemporal”.

Para finalizar a aula o professor esteve-nos a dar conselhos sobre como “formatar” o trabalho feito na 1ª aula de tecnologia, referindo ainda as escalas e as medidas, as cotas e as linhas de chamada. Informou-nos também que teríamos de criar uma legenda para cada desenho, feita a computador, com 18cm de comprimento por 7.85cm de altura. Ainda nos ajudou com as questões do método europeu das projecções ortogonais e o posicionamento das linhas de cota e como fazer as intersecções.

Mesmo antes de sairmos a professora lançou a questão para trabalharmos o conceito em casa:  O fim deste teu tempo de Metamorfose aproxima-se... o que gostarias de contar a ti mesmo sobre o que de ti descobriste, quando daqui a uns anos tropeçares nas tuas memórias?

Sem comentários: